A aferição da pressão arterial em consultório tem algumas limitações como a hipertensão do avental branco, o efeito do avental branco, a hipertensão mascarada e o fato de ser uma medida pontual, o que em certos casos pode levar a um falso diagnóstico e difícil manejo clínico. Na hipertensão do avental branco os níveis pressóricos só se elevam durante a consulta clínica voltando aos níveis normais fora do consultório. O efeito do avental branco ocorre quando os níveis pressóricos de um paciente hipertenso se elevam no consultório a níveis maiores do que fora dele levando a dificuldades no controle pressórico e prescrição de medicamentos por vezes desnecessários. Já na hipertensão mascarada o paciente apresenta pressão normal no consultório e níveis pressóricos elevados fora deste. 

    Dessa forma, faz-se necessário a medida da pressão arterial fora do consultório em pacientes hipertensos, suspeitos de hipertensão e mesmo os normotensos quando solicitado pelo médico. Essa medida deve ser feita com a técnica adequada para que tenhamos medidas confiáveis e um manejo clínico adequado. Algumas vantagens da medida fora do consultório são: o maior número de medidas obtidas; refletir as atividades usuais dos pacientes; abolição ou redução do efeito do avental branco; maior engajamento por parte dos pacientes. 

    Os aparelhos automáticos e semi-automáticos são recomendados. Deve-se buscar pelo selo do inmetro no ato da compra e ficar atento para a calibração anual. A técnica da medida da pressão arterial é muito importante. Deixo aqui o link de um video explicativo sobre a técnica correta da medida. A técnica de MRPA quando solicitada pelo médico deve obedecer protocolo pré-estabelecido da seguinte forma. Devem ser realizadas três medidas pela manhã antes do desjejum e da tomada da medicação (para pacientes hipertensos) e três medidas à noite antes do jantar durante cinco dias. Esses valores podem ser anotados e levados ao médico. Porém, para facilitar o registro e para que possa ser anexado em prontuário recomendo o aplicativo para smartphone SmartBP disponível para iOs e android. As vantagens dessa ferramenta são o cálculo automático das médias da pressão arterial e a possibilidade de exportar o arquivo em PDF para anexar ao prontuário eletrônico do paciente. Esse arquivo pode ser enviado para contato@ronaldcardio.com.br

    Dica: Se optar pelo plano anual do aplicativo smartBP e comprar o aparelho de pressão na mesma data, o vencimento do aplicativo coincidirá com a necessidade de recalibrar o seu aparelho.